A Panificação é comprovadamente uma atividade que permite a sustentabilidade econômica através de geração de renda individual ou em grupos comunitários, sendo área de capacitação utilizada em diversos projetos no Terceiro Setor. Dados quantitativos de reincidência hospitalar indicam que o maior problema enfrentado na área de Saúde Mental é a falta de continuidade no tratamento ambulatorial pelos ex-internados, tendo como um fator determinante o desestímulo provocado pela falta de oportunidades na reintegração destes indivíduos como atores produtivos na sociedade.
Normalmente é reservado espaços aos portadores de transtornos mentais dentro de diferentes manifestações artísticas (artes plásticas, música, pintura, etc.). O desafio proposto pelo Centro de Valorização da Vida – Francisca Júlia foi possibilitar ao paciente psiquiátrico avaliado como capaz desempenhar atividades comuns às “chamadas pessoas normais “ vencendo o estigma que cerca este indivíduo.
Desde 06/200Pelas características psíquicas do público-alvo a Coordenação trabalha com a expectativa de capacitação de 48 pessoas/ano. A Oficina de Panificação comprovou neste período ser possível a reintegração social de pacientes que apresentam condições produtivas quando orientados e estimulados para ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário