terça-feira, 30 de novembro de 2010

OFICINA TERAPÊUTICA DE PANIFICAÇÃO

A Panificação é comprovadamente uma atividade que permite a sustentabilidade econômica através de geração de renda individual ou em grupos comunitários, sendo área de capacitação utilizada em diversos projetos no Terceiro Setor. Dados quantitativos de reincidência hospitalar indicam que o maior problema enfrentado na área de Saúde Mental é a falta de continuidade no tratamento ambulatorial pelos ex-internados, tendo como um fator determinante o desestímulo provocado pela falta de oportunidades na reintegração destes indivíduos como atores produtivos na sociedade.
Normalmente é reservado espaços aos portadores de transtornos mentais dentro de diferentes manifestações artísticas (artes plásticas, música, pintura, etc.).  O desafio proposto pelo Centro de Valorização da Vida – Francisca Júlia  foi possibilitar ao paciente psiquiátrico avaliado como capaz desempenhar atividades comuns às “chamadas pessoas normais “ vencendo o estigma que cerca este  indivíduo.
Desde 06/200Pelas características psíquicas do público-alvo a Coordenação trabalha com a expectativa de capacitação de 48 pessoas/ano. A Oficina de Panificação comprovou neste período  ser possível a reintegração social de pacientes que apresentam condições produtivas quando orientados e estimulados para ação. 

domingo, 21 de novembro de 2010

A SUA EMPRESA TEM UM SELO SOCIAL?



Funcionando como ferramenta de Terapia Ocupacional aos pacientes internados desde 2008, o Projeto Koisa de Loko se expandiu em 2009 após ser prestigiado na seleção do Programa Petrobras – Comunidades. Com essa parceria a padaria foi reequipada para atender através da Oficina Terapêutica de Panificação: Ø  Pessoas com transtornos mentais leves ou moderados passíveis de serem capacitadas. Ø  Familiares de pacientes considerados incapaz que na sua grande maioria são atendidos pelos SUS caracterizados ainda pela baixa escolaridade e baixa renda, Ø  E (se houverem) vagas remanescentes em cada Oficina serão colocadas à disposição da comunidade.
As Oficinas do Projeto Koisa de Loko são administradas em 05 módulos de 20horas/aulas. 
O PROJETO KOISA DE LOKO® está em perfeita sintonia com a missão do Centro de Valorização da Vida – Francisca Júlia: “Promover o reequilíbrio emocional, a reabilitação psíquica e a reinserção social de pessoas”.
O CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - FRANCISCA JÚLIA em São José dos Campos – SP  há 38 anos atua como centro para tratamento psiquiátrico e dependência química, auxiliando na recuperação de pessoas com distúrbios psicossociais, sempre com o foco na qualidade de vida, a auto-estima e a dignidade humana.  O  FRANCISCA JÚLIA desenvolveu um SELO SOCIAL para contemplar as suas empresas apoiadoras.   Inf. (12) 3944.9092.  Carolina Bianchi - Assessoria em Comunicação Social e MKT.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

BIP...BIP...BIP

Na jornada da vida muitas vezes passamos por momentos difíceis! Acredito que não exista ninguém que passe incólume por esta estrada de aprendizagem. Por isso temos que acrescentar algumas ferramentas em nossa alma. É aí que entra o BIP!  O BIP representa 3 atitudes que devemos incorporar em nosso cotidiano e que nos auxilia a  evitarmos conflitos desnecessários. Experimente! Não tem contra-indicações. Aqui vai a receita do BIP: 
B = Benevolência
(Qualidade de ser bom; disposição natural para o bem). 
  Indulgência
(Disposição para perdoar culpas ou erros, tolerância).
P = Perdão.
(Ação pela qual aprenderemos um dia a não julgar). 
Não vivemos isolados! Tente! Carolina Bianchi - Assessoria em Comunicação Social e MKT.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ACOLHIMENTO

Na Oficina Terapêutica de Panificação - Projeto Koisa de Loko - o carinho da equipe embasa a técnica ensinada valorizando cada aprendiz. Quando temos um objetivo nos movemos  em direção a ele buscando em nosso interior a força  que permite todas possibilidades. Quando percebemos o grande espetáculo da vida vencemos obstáculos e desafiamos nossos limites! Maria de Fátima Ferreira - Assistente Social HFJ



A SENSAÇÃO DE SER CAPAZ!

O caminho seguro é aquele que nos leva  ao encontro de nosso eu, porque em nós mesmos  estão contidas todas  as possibilidades. O Projeto Koisa de Loko, atua na laborterapia de pacientes e ex-pacientes com transtorno mental leve ou moderado, parentes de pacientes e existindo vagas remanescentes, elas são oferecidas à comunidade. Os relatos a seguir são de alguns participantes do Projeto.  
 M., 32 anos, em tratamento ambulatorial, chegou em nossa Oficina apresentando dificuldades na  comunicação com colegas e monitores. No entanto, na segunda semana ele perdeu o transporte que sai do ambulatório central para o Francisca Júlia local onde está localizada a Oficina Terapêutica Koisa de Loko. M., chegou ao Projeto duas horas depois  relatando: . Fui até a rodoviária, perguntei qual plataforma estava o ônibus para o Torrão de Ouro, entrei e disse ao cobrador, preciso ir até o Hospital Francisca Júlia” .  Embora ele tenha descido no ponto certo, caminhou em direção oposta (Urbam)  e,  precisou se informar outras duas vezes para voltar e chegar até o Francisca Júlia. Ele mesmo disse que quando contou esse fato a sua família  todos ficaram admirados com minha coragem pois nunca havia vindo  sozinho de ônibus a um bairro tão longe”.
F., 28 anos, em tratamento ambulatorial,  na segunda semana  do curso, dividiu com todos a experiência que vivera em sua casa “ Senti vontade de arrumar todas as minhas coisas, colocar a casa em ordem e, minha mãe vendo que eu estava iluminado, também  limpou a casa inteira”Maria de Fátima Ferreira - Assistente Social HFJ